sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tem gente que acha que ela é algodão.

Eu adoro nuvens. Tenho a mania imbecil de fotografá-las sempre que me encantam (o que é bem constante). Isso não me leva a nada além da pura própria satisfação (não gostei da posição dessas palavras) e do desejo de que um dia esses registros tenham sua utilidade. Pare para pensar como as nuvens são estranhamente interessantes. Em alguns momentos, podem ser lindas e admiráveis. Em outros, nos desagradam profundamente por serem escuras e sinal de Aí vem chuva! OK. Vou parar essa reflexão por aqui, porque, apesar da minha fissura pela previsão do tempo (muitos sabem que sigo o Climatempo no Twitter), não quero fazer deste blog um site sobre meteorologia.
O que venho aqui expor é mais uma teoria tola: a teoria nuvens-músicas. Veja só! As nuvens são bonitas para alguns, feias para outros. Têm diversas formas. São intocáveis. E apesar de quase todos poderem vê-las, só alguns (aviões, passageiros, tripulantes, para-quedistas, pássaros, padre dos balões e afins) chegam perto delas. Você pode ter grande admiração pelas nuvens, ou pode simplesmente ignorá-las.
Agora, pense nas músicas! São bonitas para alguns, feias para outros. (Julgar a beleza de uma música, para mim, depende quase que inteiramente do bom senso de uma pessoa, mas prefiro adiar tal polêmica para outro post.) Assim como as nuvens, as músicas têm formas e digo mais, essas últimas são infinitas. Com esse comentário, desejo expressar minha enorme admiração pelo fato de que considerar impossível o esgotamento de canções para serem compostas. Já parou para pensar quantas combinações de notas e palavras ainda podem ser feitas? Isso me parece simplesmente fantástico! Com ou sem plágio, sempre teremos músicas novas, fato que me anima e acalma simultaneamente. As nuvens também são assim: têm formatos infinitos. Alguns podem ser bem parecidos, mas nunca iguais. Para prosseguir, devo comentar sobre o fato de serem intocáveis. Espero que tenham compreendido que faço referência ao sentido do tato e não ao ato de tocar uma música como estamos acostumados a ouvir. Todos podemos ouvir músicas, mas só alguns privilegiados chegam mais perto delas: os músicos. E para finalizar esta comparação, tenho de citar que me frustra a maneira como algumas pessoas simplesmente ignoram o valor das músicas (das nuvens, nem tanto. Não que sejam menos belas). Fico impressionada como alguém pode não admirar uma canção sequer. São seres raros, mas estão por aí.
Não posso prometer, mas espero não mais fazer comparações como essa. Você pode estar pensando que diante de uma reflexão mais ampla, qualquer par de coisas (como nuvem e música) tem inúmeras características em comum. Talvez eu devesse retirar essas minhas últimas palavras e pensar que talvez vocês nem tenham pensado nessa constante dos pares. Porém, prefiro insistir e expor minha humilde comparação pelo simples fato de tê-la achado bonita.
É um prazer enorme tê-los aqui (se é que vocês me entendem.)
Grata pela atenção.

12 comentários:

@Varanha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@Varanha disse...

Achei muito boa a comparação das nuvens com a música: Ambas com infinitas interpretações, mas só visíveis para quem reflete sobre a sua forma.
O importante é não deixar ambas essas coisas perderem a sua importancia, porque elas são fonte inspiração, pelo menos para mim.

Rafa Homor disse...

Adorei a comparação!Às vezes na correria do dia dia, as nuvens passam desapercebidas por nós, assim como às vezes também ouvimos músicas indo para algum lugar e nem prestamos atenção na melodia e na letra, é uma pena! ;/

Unknown disse...

Comparação muito bem explicada Quel, já te falei que vc escreve muito bem né? Tá Demais esse seu blog. Nada contra nuvens, ou música, pelo contrário, mas pra mim o melhor desse post foi o final. E o prazer de estar aqui é todo nosso.

Jebeando disse...

minha namorada não sabe admirar uma boa música. aliás, ela até escuta algumas, mas nunca senti nela aquela vontade de tocar certa musica o dia todo seja no Ipod ou no cd. Aquele arrepio que lembro até hoje de ter sentido ao escutar "dont look back in anger" pela primeira vez.
espero ansiosamente o proximo post sobre musicas e sua infinidade de possibilidades.
bjo uknowiloveu

Unknown disse...

já te dei uma foto de nuvem, q presente engraçado, mas pelo menos vc gostou =)...to adorando o seu blog téo! tá a sua cara: chuva, musica, nuvem e com ctz vem mto mais musica por ai, imagino, já q vc é movida a musicas!beijos teobaldo

G disse...

Já que sou um desses que não reparo nas nuvens (a não ser quando estou dentro do avião e pareço um caipira tirando fotos alucinadamente), seria interessante em um futuro você falar nesse tema ai das infinitas possibilidades das músicas. Sempre paro pra pensar se um dia não terão mais músicas para ser criadas e teremos que criar novos sons e instrumentos malucos.
Fique firme e forte com o blog que tá ótimo!

Gio Sacche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gio Sacche disse...

Faz todo o sentido, Quel. Nuvens e música são coisas que, particularmente, instigam a minha criatividade, pareço criança olhando para o alto e desenhando alguma coisa no céu.
Continue escrevendo que eu terei o maior prazer de continuar lendo, sem nenhuma ironia =).

Aliás, não parece um cavalo alado essa nuvem da foto?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom esse post também Quel. Só deixa fazer uma correção. Essa não pode ser uma Teoria nuvens-músicas, uma vez que você não explicou a relação que você mesma fez. Diria que é uma constatação que merece uma teoria, uma teoria que explique o porquê das nuvens serem tão similares às músicas, algo impossível de ser feito ao meu ver. Mas aí que tá a beleza do que você acabou de escrever.
Parece poesia. E levando em conta que é o terceiro post, não vejo a hora de ler o 10º.

Valeria Archas disse...

Adorei esse post e como te conheço muito bem, sei q vc adora música e nuvens. Nada a ver uma com a outra, mas as duas possuem belezas diferentes e só alguém sensível consegue apreciá-las. As nuvens eu já admirava desde criança, qdo não tinha nada para fazer, brincava de descobrir formatos (coisas de criança que não tinha muitos brinquedos) e me divertia muito com isso. Talvez vc tenha me puxado nesse aspecto. Qto a música, adoro qdo vc e seu irmão descobrem uma música nova e essa casa se enche de alegria.
bjs minha filha querida, vc está cada vez melhor. Continue assim.

Postar um comentário