segunda-feira, 22 de março de 2010

Que santo vai brigar por você?

Ontem, domingo, como há muito tempo não fazia acompanhei minha mãe à missa. Costumava frequentá-las quando criança, pois me agradavam. Hoje ainda me agradam, porém a preguiça e o sono que normalmente tomam conta do meu corpo nas manhãs dominicais, a desconfiança da Igreja Católica que acumulei com o tempo e convivência com pessoas descrentes, a perda da inocência dos meus 10 anos e a vastidão de dúvidas que preenchem minha mente fizeram com que essas visitas ficassem bem menos frequentes.
Sinto que pude no dia de ontem perceber como deve ser difícil o ofício dos padres (dos sinceros, se é que me entendem). Tive a sensação de que aquele padre, talvez por ser bem jovem, tinha plena consciência da situação decadente em que se encontra a instituição. E por esse motivo, ele tentou por diversas vezes "se desculpar" por algo que estava escrito nos papéis, como, por exemplo, o fato de só a mulher do casal adúltero ter sido condenada ao apedrejamento.
Penso que não é fácil tentar convencer pessoas constantemente expostas a ideias completamente opostas as da Igreja. Você pode até me contrariar dizendo: 'Ah, mas as pessoas que vão à missa, acreditam em tudo o que lá é dito.' E eu te diria que a começar por mim, isso não é nem de longe a verdade. Ontem pude perceber o quão dispersos os frequentadores (ou não) da missa ficam durante o sermão do padre (que me parece ser a parte mais importante e polêmica). Crianças caminhando pelo salão parecem ter sido ali colocadas estrategicamente para testar a atenção dos mais velhos.
Lembrei, então, dos meus professores da faculdade. Sei que para meus colegas (e por que não para mim?), não há nada mais entediante do que uma aula expositiva. É impressionante como é difícil nos manter em silêncio e concentrados. Sinto que deve ser extremamente frustante para um professor tamanha demonstração de desinteresse dos alunos. Eles têm de ser pacientes e assim como os padres, têm um público descrente (por mais que disfarcem) e com enorme facilidade de dispersão.
Não sei direito como terminar esse post. Quero dizer que, apesar de desacreditar em grande parte do que disse, admiro o trabalho daquele padre e sinto que pelo menos um pouco de conhecimento de história me foi acrescentado. Ver o quão eloquente uma pessoa quer ser é bem interessante inspirador, seja ela um padre, um pastor, um professor ou um político (quantos Ps!). Bizarrices a parte, fico me perguntando como seria se o conteúdo das missas fosse exposto em apresentações de Power Point?
Grata pela atenção.

7 comentários:

Rafa Homor disse...

Missa com Power Points foi foda! aushuahsauhsausa acho que ia dar mais sono, porque dai as luzes teriam que ser apagadas e etc.. hahaha
e quanto às missas, voce me fez lembrar que faz MUITO tempo que nao vou assistir uma missa... o.O

Daniel Bello disse...

O padre deveria jogar umas cadeiras ao logo da missa! Recurso didático! Ele disse que era um prazer enorme recebê-los? To brincando!
A igreja é um ótimo lugar pra se estudar oratória! Os textos sempre têm começo, meio e fim, e a eloquência dos padres é sempre convincente. No meio desse programa de auditório, temos shows musicais e a participação de celebridades da comunidade! Tem até a ala criança esperança, dos coroinhas! Já parou pra pensar, que o padre sustenta um programa de 1h que se repete infinitamente? Antes eu achava que só o Faustão sabia fazer isso =p

Unknown disse...

É Quelzinha, parece que mesmo quando você não sabe achar um final pro teu post, você acaba achando. hahahahaa

Valeria Archas disse...

Puxa, e eu achando q vc estava gostando da missa. Ledo engano!!!

KeniaArchas disse...

Concordo com o Bello aí em cima...Vai no padre Marcelo ou no padre bonitinho pra ver se eles não sabem entreter.
Beijokas prima!

Jebeando disse...

muy padre el post.

Unknown disse...

bom, se o cara vai na igreja normalmente é pq quer, tirando as crianças que são obrigadas geralmente...
então, acho q se o cara não qr ouvir oq o padre tem a dizer, não vá! hahaha

tão simples né? =P

Quelzinha, acho q vc deve causar umas polêmicas por aqui! ;)

Postar um comentário